Norma ABNT 16280 - Reforma apartamento - ART elétrica
   Americana - SP  |  (19) 9 9847-2007  |  (19) 3461-3977



 
ANDRÉ CAMPARI ENGENHARIA ELÉTRICA

A partir 18 de abril de 2014, toda e qualquer obra/reforma que altere a configuração elétrica ou arquitetônica original do apartamento, só poderá ser realizada sob supervisão de um engenheiro devidamente habilitado. Obras executadas sem recolhimento da ART estão automaticamente classificadas como irregulares, cabendo responsabilidade jurídica e criminal. Todo e qualquer dano causado por obras irregulares é responsabilidade de quem assim o fez.

(Obs: Precisando de Laudo técnico para reformas em apartamentos ? Conheca nossos Laudos.)

• Aumento de carga elétrica instalada, em virtude a instalação de equipamentos condicionadores de ar, necessita recolhimento da ART.

• Unidades de apartamentos em edifícios ou condomínios, tanto como de residências em condomínios, também necessitam recolhimento de ART.

Esteja seguro frente as determinações normativas, evite multa e desgastes.

Entre em CONTATO. Solicite uma visita técnica (sem custo) e entenda todo o processo.


Veja abaixo algumas informações importantes da ABNT NBR 16.280/2014:

[1]Entrou em vigor desde 18 de abril de 2014, a NBR 16280:2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata de reformas de edificações, estabelecendo sistemade gestão e requisitos de processos, projetos, execução e segurança de reformas de edificações.

A norma estabelece que toda reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

A NBR 16280:2014 foi publicada em 18 de março, pouco mais de dois anos após o desabamento do Edifício Liberdade, de 20 andares, e de mais dois prédios, no centro do Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 2012. O acidente foi provocado por reformas irregulares no Liberdade e provocou a morte de 17 pessoas, além de mais cinco desaparecidos até hoje.

O proprietário ou responsável legal pelo prédio ficam obrigados a informar o usuário ou o síndico, todos os detalhes sobre o plano de manutenção a partir da reforma.

A NBR incorporou meios para prevenção de perda de desempenho incluindo métodos para: planejamento, projetos e análises técnicas e implicações de reformas nas edificações; alteração das características originais da edificação ou de suas funções; descrição das características da execução das obras de reforma; segurança da edificação do entorno e dos usuários; Registro documental da situação da edificação, antes da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma e supervisão técnica dos processos e das obras.

Jerônimo Cabral Fagundes Neto, secretário da Comissão de Estudo da norma e diretor do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Engenharia, afirma que o regramento “fecha um circuito” completado pelas normas técnicas de Manutenção (NBR 5.674), Manual de Uso, Operação e Manutenção (NBR 14.037) e Norma de Desempenho (NBR 15.575).

“A perda de desempenho da edificação com modificações nos sistemas prediais e na estrutura é uma das preocupações contidas na norma, assim como as interferências no entorno da obra”, afirmou Cabral em depoimento ao Sinduscon-SP

Para ele, a nova norma esquematiza as etapas da obra e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade. Ela afasta definitivamente o chamado “‘Zé da colher’, o faz-tudo, o curioso ou o amadorismo” e “privilegia a boa técnica”.

[1]Fonte:
CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
Link original: Aqui



ANDRÉ CAMPARI ENGENHARIA ELÉTRICA---
  HOME  |   CONTATO
Americana - SP - 13468-100 | (19) 9 9847-2007 | (19) 3461-3977 | contato@andrecampari.com | www.andrecampari.com